• Agata Blaszczak-Boxe

Por que o sono é tão importante para pessoas com risco de doença cardíaca

Para pessoas que correm risco de ter doenças cardíacas e diabetes, dormir o suficiente pode ser especialmente importante: cochilar por menos de 6 horas por noite pode aumentar o risco de morte prematura, segundo um novo estudo.

Por que o sono é tão importante para pessoas com risco de doença cardíaca

Pessoas no estudo que tinham um alto índice de massa corporal (IMC) e colesterol elevado, juntamente com alguns outros fatores de risco para doenças cardíacas e diabetes - uma combinação chamada síndrome metabólica - e dormiam menos de 6 horas por noite eram duas vezes mais propensos a morrer. de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral em um período de quase 17 anos como pessoas sem a síndrome, os pesquisadores descobriram.

Pessoas com síndrome metabólica que dormiam pelo menos 6 horas por noite também tinham um risco maior de morrer no mesmo período de tempo do que pessoas sem a síndrome, os cientistas descobriram. No entanto, este risco não foi tão alto como foi entre as pessoas que dormiam menos de 6 horas por noite e também tinham síndrome metabólica, de acordo com o estudo.

"Se você tem vários fatores de risco para doenças cardíacas, cuidar do seu sono e consultar um médico se tiver sono insuficiente é importante se quiser diminuir o risco de morte por doença cardíaca ou derrame", disse Julio Fernandez-Mendoza, autor do estudo. , professor assistente de psiquiatria no Penn State College of Medicine, em um comunicado.

No estudo, os pesquisadores analisaram 1.344 adultos, cuja idade média era de 49 anos. Os pesquisadores convidaram as pessoas a dormir em um laboratório por uma noite, durante a qual observaram quanto tempo as pessoas dormiam. No laboratório, os pesquisadores também analisaram se os participantes tinham síndrome metabólica. A síndrome foi definida como uma combinação de um IMC superior a 30 e níveis elevados de colesterol, pressão arterial, açúcar no sangue e gorduras do sangue chamados triglicerídeos. De todas as pessoas do estudo, 39,2 por cento tinham a síndrome.

Então, os pesquisadores acompanharam as pessoas por quase 17 anos. Durante este tempo, 22 por cento dos participantes morreram, de acordo com o estudo, que foi publicado hoje (24 de maio) no Journal of American Heart Association.

Os pesquisadores analisaram a relação entre a síndrome metabólica, por quanto tempo os participantes dormiram no início do estudo e o risco de morte durante os 17 anos. Eles descobriram que as pessoas com síndrome metabólica que dormiram pelo menos 6 horas no início do estudo tinham 1,5 vezes mais chances de morrer de doença cardiovascular ou acidente vascular cerebral do que as pessoas que não tinham síndrome metabólica.

No entanto, as pessoas com síndrome metabólica que dormiram menos de 6 horas no início do estudo tinham 2,1 vezes mais chances de morrer de doença cardíaca ou derrame do que as pessoas sem a síndrome.

Além disso, as pessoas que dormiam menos e também tinham síndrome metabólica eram duas vezes mais propensas a morrer de qualquer causa durante o período do estudo do que as pessoas que não tinham a síndrome. Em comparação, as pessoas com síndrome metabólica que dormiram 6 ou mais horas no início do estudo tinham 1,3 vezes mais chances de morrer por qualquer causa do que as pessoas sem a síndrome.

Embora o estudo mostre uma ligação entre menor duração do sono e mortalidade entre pessoas com síndrome metabólica, isso não prova que exista uma relação causal entre os dois, disse Fernandez-Mendoza. Além disso, mais pesquisas são necessárias para entender as razões do link, disse ele à Live Science.

Texto original de Live Science